Tendências na decoração de casa de praia em 2024
Não existe nada melhor do que poder aproveitar os dias longos de Verão perto do mar.
Ainda melhor, se pudermos ter uma casa no litoral e usufruir de dias inteiros de praia e das noites mais frescas, especialmente se ela estiver renovada para os meses mais quentes com as tendências de decoração para 2024.
A ideia é transmitir tranquilidade e boas energias, priorizando a qualidade dos materiais.
Em sintonia com as preocupações ambientais contemporâneas, o design sustentável continua a ser uma tendência proeminente. A integração de elementos naturais e o uso de soluções eco-friendly na decoração refletem o compromisso com materiais ecológicos obtidos de forma sustentável.
Os ambientes adotam um estilo costeiro moderno e descontraído, caracterizado por espaços luminosos e arejados que ecoam a serenidade do mar e da praia. A paleta de cores típica inclui tons neutros, brancos luminosos e azuis frescos, enquanto materiais como madeira natural, vime e linho sãoos mais adequados. O design é de linhas depuradas e simples, mas elegante, numa abordagem minimalista que tem vindo a adquirir popularidade, dando enfase a espaços organizados, promovendo o conforto e o relaxamento.
Uma das tendências notáveis de 2024 são as riscas, perfeitamente alinhadas com o estilo costeiro e descontraído, especialmente em várias tonalidades de azul, uma das cores destaque deste ano. Adicione almofadas, mantas ou tapetes às riscas e brinque com tamanhos e cores para encontrar a perfeita combinação que reflita a sua personalidade.
Outra das tendências deste ano é a utilização de pufes (otomanas) por toda a casa. As otomanas são perfeitas pela sua versatilidade. Particularmente adoro a utilização das otomanas como mesa de centro na sala ou mesmo como assento extra no pátio.
A madeira deixa de lado os seus tons mais claros e brancos, para passar a estar presente em tons mais quentes, como a madeira de carvalho ou a nogueira, o que torna a casa mais acolhedora. A madeira pode dar vida a armários, mobiliário e pormenores decorativos.
A mistura de texturas está igualmente em voga. Esta é uma excelente forma de adicionar estilo, profundidade e dimensão aos espaços, por isso este Verão esperamos ver camadas de texturas como linho grosso em mantas, madeira rústica em mobiliário, vime em candeeiros e juta volumosa em tapetes.
Por último, saudamos o chamado design biofílico, que integra elementos da natureza directamente nas nossas casas, com especial destaque para as plantas, a madeira natural e detalhes em pedra. Esta tendência está a tornar-se cada vez mais popular e é especialmente importante quando se trata de decoração de verão. As plantas trazem vida e energia aos espaços, promovendo a beleza e a tranquilidade, ao mesmo tempo que reduzem o stress, fomentam o bem-estar ou simplesmente purificam o ar. Os benefícios do design biofílico são vários. Tudo isto e mais comprar a sua casa com a Real Easy, vai melhorar a sua qualidade de vida!
Fátima Almeida (Arqª)